Em tempos de pinhão, Curitibano sempre procura receitas para esta iguaria típica paranaense.

São centenas, talvez milhares delas em tudo o que é jornal, revista, site, blog, panfleto espalhado pela cidade.

Curitibano também ama cozinha italiana e sem duvida, o mais famoso prato na cidade é o Risoto, aquele feito como manda a regra, com caldo feito em longas horas de cocção, arroz arbóreo e manteiga de primeira. Bom, nós também gostamos – talvez menos – daqueles feitos com sobras de frango que tem nuns restaurantes famosos da cidade.

Enfim, para a harmonização do mês eu procurei alguma cerveja feita de pinhão, descobri uma paranaense mas que, tem produção bem limitada não consegui encontrar, fui procurar pela família dela, que é uma Strong Ale no mais autentico estilo Americam Barley Wine. Então a escolhida foi a Solstice d’Hiver  da Canadense Dieu du Ciel.

Cerveja de cor marrom com tons avermelhados, tem forte aroma de frutas, o que harmoniza muito bem o amadeirado do pinhão, também é possível sentir o caramelo queimado, típico desta cerveja.

Os tons frutados e o caramelo deram destaque ao queijo forte que usei no risoto. O sabor amadeirado da extração do caldo para o cozimento do risoto juntamente com o amadeirado forte da cerveja trouxeram uma boa harmonização com o pinhão, enriqueceu a receita e fez este humilde cozinheiro e sua esposa muito felizes.

Quer aprender a fazer o meu risoto de pinhão, veja no meu site, clicando aqui!