Saison à Trois (lê-se “seizon a troá”), e na tradução do francês: Estação (do ano) feito a três, mas aqui a Saison não é estação, e sim o estilo da cerveja. Então uma cerveja estilo Saison feita a três, porque é uma co-criação da Invicta (Cervejaria de Ribeirão Preto) com a 2 Cabeças (do Rio de Janeiro), que somam, portanto, 3 cabeças!

 

Saison é um estilo de cerveja refrescante, leve e com sabor, na maioria das vezes de especiarias. O nome Saison vem do Sul da Bélgica (região da Valônia), onde as cervejas eram fabricadas no inverno para serem bebidas no verão. Elas era feitas durante outras estações que não o verão, porque ainda não existia refrigeração, e os cervejeiros tinham medo que durante a fermentação ela estragasse, por causa da intensa atividade dos fungos no calor.

Antigamente, além de terem menor teor alcóolico que as Saisons de hoje, elas não tinham características que as distinguissem em um estilo específico. Eram Ales refrescantes feitas por camponeses, por isso, são também chamadas de Farmhouse Ales.

A Saison à Trois é uma cerveja extra clara, feita com sementes de coentro, tem uma cor amarela clara palha, quase um tom de pilsen, eu diria, um pouco mais turva. É fácil de beber, e apesar de ter achado ela refrescante, deixou a desejar no meu paladar em sabor, e acabei achando ela básica demais. E como não sou fã de IPAs, essas são meu carro-chefe de degustação, amo cervejas cítricas e sei lá.. achei que faltou algo mais.

 

Amargor: 1

Bebedeira: quase nada, praticamente zero.

Até a próxima,

Mari Jorge